Folha de pagamento, impostos, contas e fornecedores a pagar. Quando se fala em muitas dessas palavras, vários empresários chegam a passar a noite sem dormir.

Saiba quais são os números importantes para o seu negócio

Se você é um desses, se acalme!

Com uma gestão financeira correta, esses e outros termos – que, na realidade, significam dinheiro saindo do seu negócio – podem ser motivo de alegria. Entenda a seguir quais números são importantes para levar seu negócio ao sucesso financeiro.

Conheça suas despesas e seus custos

Antes de pensar no dinheiro que entra, é preciso levar em conta cada centavo que sai. E aí entram os números do orçamento financeiro, que deve listar todos os custos da empresa. Esses números incluem:

  • A folha de pagamento dos funcionários (caso a empresa seja micro e você o único a ser remunerado, a folha de pagamento é substituída por seu pró-labore);
  • impostos devidos à receita federal (não sonegue, pode sair muito caro depois);
  • contas de luz, telefone, aluguel de imóvel e demais despesas (tudo deve ser levado em conta, desde gastos com fotocópias de documentos até a verba gasta no cafezinho);
  • dinheiro extra para arcar com despesas eventuais e também o dinheiro necessário para pagar seus fornecedores e matéria-prima.

Depois de contabilizar corretamente todos os gastos do seu negócio, vem a parte boa: pensar nos números positivos.

É claro que todo empresário pensa em lucrar. Mesmo sabendo que no começo são feitos apenas investimentos, o dia em que o fluxo de caixa será positivo não deve ser perdido de vista.

Tenha um planejamento para saber quando sua empresa deve começar a andar com as próprias pernas e retornar o investimento feito inicialmente. Esses números variam de empresa para empresa, mas o tempo máximo para obter retorno não deve ultrapassar cinco anos.

Encontre os números escondidos

Outros números que podem não parecer estarem ligados diretamente ao controle financeiro devem ser levados em conta, pois, em longo prazo, são importantes para que o negócio seja rentável.

Um exemplo é o controle de estoque: não devem faltar produtos e também não é preciso estocar muito. Outro exemplo é o controle de jornada dos funcionários: muitas horas extras podem gerar custos adicionais desnecessários.

Anote também a previsão de vendas mês a mês, pois alguns meses são mais “quentes” para o comércio que outros. Levando em conta todos esses números, você poderá sempre dormir tranquilo.

Qual outro número importante para o seu negócio você incluiria nessa lista? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

 Um grande abraço e bons negócios!


eBook Ciclo Financeiro Granatum
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

3 comentários para “Saiba quais são os números mais importantes para o seu negócio”

  1. SERGIO CALVO

    temos uma oficina de funilaria e pintura, gostariamos que vcs indicase qual o melhor para controle de caixa

    Responder
  2. Mauricio Fernandes Rebello

    em principio consideri muito bom. Somente com uso poderei tet impressão
    definitiva.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.