No artigo sobre quanto cobrar pelo seu produto ou serviço, iniciamos um debate muito interessante com o leitor Ramon sobre indicadores de desempenho das empresas.

Uma ferramenta muito importante para medir o desempenho de uma empresa é a Demonstração de Resultados do Exercício, mais conhecido como DRE.

O que é DRE?

DRE é uma espécie de resumo financeiro que mostra o desempenho da sua empresa em um determinado período. Com este resumo é possível saber se sua empresa está lucrativa ou não, e assim, fazer possíveis correções na gestão.

No Brasil, a DRE é uma obrigação anual das empresas, portanto, se sua empresa tem um contador ele com certeza pode te fornecer uma versão.

Se você não tem um contador e nem uma versão da DRE da sua empresa, não se preocupe, vamos começar esta nova série de artigos para explicar desde a estrutura até a leitura da DRE.

Visão Geral da DRE

Para começar vamos conhecer sua estrutura básica. A estrutura básica da DRE é:

Vendas – Despesas = Lucro

A questão é que existem diferentes momentos em que essas despesas acontecem. O detalhamento dessas despesas trazem informações diferentes que podem ser usadas para medir o desempenho da sua empresa.

Para facilitar o entendimento a equipe do Granatum preparou o “Jogo da DRE”. Uma forma divertida de entender a sua estrutura básica.

cta jogo dre Saiba como medir o desempenho da empresa

 

Nos próximos artigos falaremos um pouco mais da estrutura e de como criar a DRE da sua empresa.

Um grande abraço e até a próxima.


banner blog ebook fluxo caixa Saiba como medir o desempenho da empresa
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

5 comentários para “Saiba como medir o desempenho da empresa”

  1. dieta

    Outro fato importante referente a ICDs/KPIs, é que quando forem compatíveis e disponibilizados, é possível comparar desempenhos entre empresas. As empresas de melhor desempenho podem servir de benchmark para outras que desejem estar alinhadas com as melhores práticas no mercado.

    Responder
  2. Rosa Maria Villela de Andrade

    Achei muito interessante este jogo, principalmente para que está começando um negócio e não tem muita experiência nesta área. Agora, é colocar em prática.
    Obrigada.
    Rosa

    Responder
    • Flavio Logullo

      Obrigado Rosa!

      A idéia é justamente descomplicar a informação para quem ainda não tem experiência no assunto.

      Muito obrigado por acompanhar nosso blog e enviar o seu comentário!

      Até a próxima.

      Responder
    • Flavio Logullo

      Olá Ronie!

      A nossa DRE será baseada no regime de competência mas, explicaremos as diferenças e restrições sobre os regimes nos próximos artigos.

      Obrigado por acompanhar nosso blog e enviar seu comentário.

      Até a próxima!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>