Toda empresa é criada com o simples objetivo de gerar lucro, concorda? Como já vimos antes aqui no blog, para que isso aconteça é preciso um controle sobre os custos fixos e variáveis. Mas o que vai determinar o sucesso da sua empresa de forma geral são os sucessos individuais de cada projeto executado. Manter o custo de cada um deles sob controle vai te ajudar a controlar os custos de forma geral.

custos projeto wide Saiba como manter os custos do projeto sob controle

Quer ver? A gente te explica cada item que deve ser levado em conta:

Análise financeira

O objetivo aqui é avaliar o rendimento do projeto para que os ganhos superem os gastos. Por isso, liste e calcule todas as despesas que terá com sua execução antes de elaborar um orçamento final.

Orçamento financeiro

Uma boa análise leva a um bom orçamento financeiro. Um orçamento financeiro é um plano estratégico de administração para cada projeto. Ele estabelece objetivos e metas para um período determinado, com valores que deverão ser acompanhados até o fim da atividade.

Gestão e controle de custos

Seguir o orçamento ajuda a ter um controle maior sobre os gastos e ganhos na execução do projeto. Depois da análise e do orçamento financeiro, a gestão de custos se torna essencial para a sobrevivência do projeto. Gerir custos significa fazer uma estimativa: levantar um orçamento desses custos e realizar na prática o seu controle, fazendo mudanças no orçamento do projeto se necessário.

Contas a pagar e a receber

O controle das contas a receber e, principalmente, a pagar, determina a sobrevivência ou não do projeto. Não atentar para o pagamento das contas em dia pode levar ao acúmulo de juros, muitas vezes altíssimos, desequilibrando o orçamento planejado. E a falta de um planejamento para recebimento de contas pode atrapalhar na hora do pagamento de fornecedores e outras despesas. Por isso, planeje seu dinheiro e respeite as datas!

Manter os custos de um projeto financeiro sob controle pode não ser tarefa das mais legais, mas é necessária para a sobrevivência de cada atividade realizada e, consequentemente, do seu negócio. Toda empresa que se preze faz o controle de custos visando manter o lucro, sanar as contas e garantir sua permanência no mercado. Por isso, vamos lá, mãos a obra!

E se tiver alguma dúvida e ou dica para compartilhar, pode contar para a gente no campo dos comentários!

 


ebook banner 4 passos ciclo Saiba como manter os custos do projeto sob controle
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Um comentário para “Saiba como manter os custos do projeto sob controle”

  1. Everaldo de Souza Santos

    Outra coisa importante para o sucesso de um projeto é o aprovisionamento das despesas futuras, principalmente as despesas de folha de pagamento (13º, Férias, Multas rescisórias, etc)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>