Como vimos, existem diferenças entre custos, despesas e perdas. Saber diferenciar e controlar cada um deles é muito importante para manter as contas da sua empresa em ordem.

Agora responda rápido:
Quanto sua empresa gasta para fazer o seu principal produto ou serviço?

Muitos empreendedores não tem esta resposta na ponta da língua. Se este é o seu caso, muito cuidado: você pode estar cobrando errado dos seus clientes e, pior, pode estar perdendo dinheiro.

Saber quanto custa fazer o que você irá vender pode te ajudar a cobrar certo e aumentar as chances de lucro do seu negócio.

Um dos primeiros passos para saber quanto custa o seu produto ou serviço é somar todos os custos envolvidos na produção do que você irá vender.

O que são custos?

Relembrando: um custo é o dinheiro que sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes. Então, sempre que estivermos falando de custo, estaremos falando do dinheiro que a sua empresa investe para produzir algo ou prestar um serviço.

É muito importante fazer a contabilidade de custos da sua empresa.

Custos diretos e custos indiretos

É preciso atenção pois existem dois tipos de custo: os custos diretos, que são fáceis de serem identificados e medidos e os custos indiretos, que são os custos que fazem parte de mais de um produto ou serviço e por isso tem que ser divididos para serem calculados.

Os dois precisam ser considerados na hora do levantamento dos custos dos seus produtos ou serviços. Vamos entender cada um deles:

Custo Direto

Como o próprio nome diz, um custo direto é aquele que é diretamente associado à produção de um determinado produto ou serviço. Você produz e ele aparece!

custo direto Quanto custa produzir o seu produto ou serviço?

Por exemplo, em uma empresa de sites, o salário do profissional que faz os sites pode ser considerado um custo direto, desde que este profissional trabalhe em tempo integral para um determinado projeto.

Nas empresas de prestação de serviço é muito comum a cobrança por hora de trabalho. A divisão do salário do profissional por hora de trabalho já transforma este custo em um custo indireto.

Custo Indireto

É o gasto de dinheiro que depende de cálculos ou estimativas para ser dividido e associado a produção do seu produto ou prestação do serviço.

O custo indireto não é tão fácil de ser medido porque está, muitas vezes, diluído em mais de um produto ou serviço.

custo indireto Quanto custa produzir o seu produto ou serviço?

Na empresa que faz sites, por exemplo, se o profissional divide seu tempo para fazer mais de um projeto, o valor do tempo que ele trabalhou no projeto é o custo indireto do site.

Pare e pense: os cálculos, especialmente os de horas trabalhadas, nem sempre são precisos. Esta falta de precisão nos custos pode deixar mais difícil a tarefa de descobrir quanto custa para fazer seus produtos ou serviços.

A dica é evitar os custos indiretos e quando possível, transformá-los em diretos.

 

[Poster] Saiba quanto custa o seu produto ou serviço

Agora que você já sabe qual a diferença entre custos diretos e custos indiretos, a equipe do Granatum preparou um material que poderá te ajudar a descobrir quanto custa o seu produto ou serviço.

Faça o download do arquivo e preencha com os custos diretos e indiretos de cada produto ou serviço. Este exercício irá te ajudar a descobrir quanto custa cada um deles.

cta poster Quanto custa produzir o seu produto ou serviço?

Esperamos que estas dicas possam ajudar você e a sua empresa.

Um grande abraço e até a próxima.


ebook banner 4 passos ciclo Quanto custa produzir o seu produto ou serviço?
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

3 comentários para “Quanto custa produzir o seu produto ou serviço?”

  1. silver account

    O maior erro dos fotógrafos iniciantes é achar que tudo que eles ganham é lucro. Isso é normal, porque trabalhamos com serviços, e serviços não são “palpáveis.” Os custos de um serviço não são óbvios como os custos de um produto. Um iniciante vai cobrar mil reais em um casamento achando que está fazendo mil reais de lucro. Mas infelizmente não é assim que funciona.

    Responder
  2. offshore bank account

    Os administradores e formadores de custos devem ter muita atenção neste calculos na hora de fechar um serviço ou fabricar um produto, pois um erro nesta apurção de custo/hora pode fazer com que sua empresa produza sem lucro algum ou até mesmo no prejuízo.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Saiba quanto cobrar pelo seu produto ou serviço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>