quando contratar um diretor de financas wide Quando um pequeno negócio deve contratar um diretor de finanças?

Ter alguém competente e de confiança responsável pelas finanças é o sonho de qualquer empreendedor. Quem está começando precisa mesmo de um braço direito (ou vários!). É onde entra a figura do diretor de finanças.

Afinal, quem é o diretor de finanças e o que ele faz?

O diretor de finanças é quem  organiza, planeja e controla a  área financeira de empresas. Diversas são as áreas que precisam de apoio administrativo e financeiro e essa pessoa é quem cuidará dos recursos disponíveis bem como implantar, ou melhor, estruturar serviços administrativos dentro do que a empresa precisa.

E quando um pequeno negócio deve contratar um diretor de finanças?

Você pensa no tamanho do faturamento e pensa: “ainda não é a hora…”. Mas quando vê o volume de trabalho que está acumulando, a ideia muda?

É que as finanças de pequenas empresas não têm o volume das empresas grandes, claro. Mas o gerenciamento é tão complexo quanto!

Com o crescente fortalecimento dos pequenos negócios, a presença do diretor de finanças se faz necessária tão logo a pequena empresa comece dar sinais de crescimento e de desenvolvimento.

Sua empresa já se estabeleceu? Então você pode se dar o direito de contratar um especialista em finanças.

A contratação desse especialista é crucial nesse momento, uma vez que com o crescimento da empresa será preciso ter alguém com uma visão ampla sobre negócios. Mesmo estabelecida, a empresa agora tem que se manter e continuar crescendo.

Para cumprir com esse desafio, o profissional da área financeira irá trabalhar  focado nos seguintes aspectos:

Investimentos

O profissional estará sempre atento e buscando os melhores investimentos com os menores níveis de risco, para que os lucros possam ser investidos de forma segura e que gerem bons resultados.

Financiamentos

As pequenas empresas têm acesso a várias linhas de financiamentos e caberá a esse profissional encontrar o que vai de encontro às necessidades da empresa, bem como os que têm os menores juros.

Estratégias

Os diretores de finanças se dedicam também a criar estratégias para captar mais clientes e aumentar o mercado de abrangência do negócio, através de relações empresariais.

Orçamentos e controles

quando contratar um diretor de financas quote Quando um pequeno negócio deve contratar um diretor de finanças?

Tanto quanto nas grandes empresas, os orçamentos e controles são fatores determinantes para o sucesso do negócio – e nesse aspecto o diretor financeiro, além de estar por trás dos cálculos e planilhas, poderá dar suporte direto à sua equipe através de informações sobre serviços e fornecedores, por exemplo.

Como o orçamento de pequenos negócios fica limitado a certo número de empregados, talvez seja necessária a contratação da assessoria ou consultoria de um profissional de finanças. Mas um sábio conselho é que, se possível, coloque-o em seu quadro de funcionários. Afinal, esse profissional certamente será uma peça importante para que o se negócio  mantenha-se firme e crescendo.

Vocês já contrataram alguém para cuidar exclusivamente do financeiro ou estão pensando em contratar? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!


ebook banner 4 passos ciclo Quando um pequeno negócio deve contratar um diretor de finanças?
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

2 comentários para “Quando um pequeno negócio deve contratar um diretor de finanças?”

  1. wellinton

    ola boa tarde
    tenho muito interesse em contratar um diretor de finanças,mas nao sei o quanto isso vai me custar, e tambem nao sei quem procurar.

    obrigado

    Responder
    • Flavio Logullo

      Olá Wellinton, como vai?

      A média salarial de um diretor de finanças varia de acordo com o estado, experiência, etc. A Catho tem uma página com mais informações sobre: http://home.catho.com.br/profissoes/cargo/diretor-financeiro/#o-que-faz.

      Se você já está sentindo a necessidade de ter uma pessoa dedicada a isso e tem condições de pagar o salário, invista. Certamente um profissional trará novas idéias de como organizar as finanças e investir melhor para sua empresa crescer.

      Obrigado por acompanhar nosso blog e enviar seu comentário.

      Um grande abraço e bons negócios!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>