Muitos empresários, tão logo abrem uma empresa, buscam aprender como criar planilhas para controle financeiro. Controlar receitas, custos e fazer a administração financeira de suas empresas por meio de planilhas é melhor do que nada, mas hoje existem ferramentas na internet que podem trazer grandes vantagens às antigas planilhas.

Planilhas para controle financeiro ou software online?

info financeiro planilhas Planilha para controle financeiro ou software online: o que usar?

Entenda os detalhes da comparação:

Compra de software

Softwares tradicionais precisam ser comprados e instalados no computador. Geralmente a compra envolve pacotes de software com mais recursos do que os necessários e com valores muito altos.

Instalação de software

Ferramentas usadas na internet não precisam ser instaladas no computador. Já os softwares tradicionais, pelo contrário, precisam ser instalados e, por isso, sempre precisam também de espaço disponível em disco.

Compra de atualização de software

Softwares tradicionais costumam cobrar por suas atualizações. Por exemplo: se você comprou um software em uma versão de 2011, terá que adquirir a atualização para a versão de 2012 se quiser usufruir das melhorias. Já quando você usa uma ferramenta baseada na internet, seu software normalmente será atualizado ao longo do tempo e não existirão cobranças por novas versões.

Pagamento de assinatura

Serviços que funcionam na internet cobram por acesso, geralmente por meio de algum plano de assinatura. Os softwares tradicionais não cobram assinatura, mas precisam ser comprados.

Acesso de qualquer computador com internet

Uma ferramenta que funciona através da internet pode ser acessada de qualquer computador com uma conexão, o que pode ser uma grande vantagem. Se você precisar acessar os dados de casa, depois do expediente, ou até mesmo enquanto estiver em uma viagem, só será preciso encontrar um computador com acesso à internet. Você não precisará se preocupar com a disponibilidade das ferramentas e softwares certos instalados que será usado. A desvantagem de uma ferramenta baseada na internet é que o seu acesso pode ser prejudicado caso a conexão esteja com problemas.

Segurança dos dados e back-up

Quando você usa software tradicional, que precisa ser instalado, seus arquivos são armazenados em seu computador. Sendo assim, você mesmo precisa fazer cópias de back-up dos arquivos ou correrá o risco de perdê-los se acontecer algum problema em sua máquina. Utilizando ferramentas da internet, seus dados ficam em servidores que mantém back-ups automáticos. Se algo acontecesse com seu computador, seus dados não seriam afetados.

Facilidade de colaboração entre profissionais

Uma das grandes vantagens de se utilizar ferramentas de controle financeiro na internet é a possibilidade de outros profissionais também terem acesso ao sistema. Dessa maneira é possível trabalhar em conjunto. Para que isso ocorra em softwares tradicionais, é preciso que o arquivo seja enviado e retornado quantas vezes forem necessárias.

Dificuldade de uso

Usar softwares tradicionais de planilhas eletrônicas não é tão simples como se gostaria. É preciso conhecer minimamente como montar fórmulas, formatar as planilhas e gerar gráficos. Nesse sentido, as ferramentas on-line facilitam muito o trabalho, pois os recursos necessários já estão prontos e só é preciso inserir dados.

 

Com as novas ferramentas on-line, existe uma grande oportunidade para os empresários tornarem a sua vida mais prática e o seu controle financeiro mais eficiente. Pesquise, experimente e encontre a mais adequada para as necessidades de sua empresa.


banner blog ebook fluxo caixa Planilha para controle financeiro ou software online: o que usar?
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>