Nesta série de posts já falamos sobre obstáculos bem conhecidos dos empreendedores como, a sensação de ter coisas mais importantes para fazer e a falta de conhecimento sobre gestão financeira.

Para fechar esta série falaremos do obstáculo apontado como uma das principais causas do descontrole financeiro: a falta de disciplina.

nao tenho disciplina wide Obstáculos do controle financeiro: não tenho disciplina

Mas afinal, o que é disciplina?

Existem pessoas que ficam aterrorizadas só de pensar em ter que ter disciplina para alguma coisa. Se você é uma dessas, se acalme.

A palavra disciplina vem da palavra em Latim discipulus, que significa aquele que aprende. Sendo assim, ter disciplina está relacionado com aprender mais e mais sobre determinada coisa.

Simples não é mesmo?

Por exemplo, no contexto de quem quer emagrecer, é preciso aprender a fazer exercícios físicos regularmente e se alimentar melhor. Só assim será possível emagrecer.

No contexto de gestão financeira, por exemplo, precisamos registrar todas as movimentações financeiras. Só assim aprenderemos mais e mais sobre elas e passamos a ser mais confiantes e mais livres para tomar as melhores decisões.

Ter disciplina é aprender. Só isso!

Mas por que é tão difícil ter disciplina?

A resposta é a falta de objetivos claros e muitas armadilhas da indisciplina para nos distrair no meio do caminho.

É preciso ter muito bem definido aonde você quer chegar. É isso que irá te motivar a abrir mão de prazeres imediatos em troca de melhores resultados a longo prazo.

Quem quer emagrecer, por exemplo, pode ficar muito tentado a devorar uma barrinha de chocolate na hora do almoço. A armadilha do pensamento é: “- Se eu fizer mais 30 minutos de esteira hoje, queimo essa barrinha!”

E aí aquela barrinha é devorada em menos de 1 minuto junto com aquele refrigerante e aquele bacon e a salada que ficou pra amanhã e… lá se vai um plano de emagrecimento.

Chocolate + Refrigerante + Bacon = Felicidade instantânea!

E o que é a felicidade instantânea em troca de uma promessa de uma vida mais longa e saudável feita para o seu médico há 30 dias atrás?

Perceba, neste exemplo o chocolate foi só uma armadilha para tirar o seu foco.

É importante definir um bom objetivo!

Se o objetivo “emagrecer” fosse trocado pelo objetivo “perder 5kg em 2 meses” talvez o chocolate teria ficado para depois.

E qual é a diferença entre esses dois objetivos?

A resposta é, clareza!

Quando definimos o objetivo “emagrecer”, ao perder 1kg ou 10kg, estaremos atingindo o objetivo da mesma maneira, certo?

Então, se já emagreci 1kg e o chocolate aparecer, NHAC!

Já, quando definimos “perder 5kg em 2 meses” temos um objetivo muito claro. O foco é mantido em perder 5kg em 2 meses. Ponto.

O tempo e o nosso peso atual nos dá a noção de onde estamos. O nosso peso atual menos 5kg nos mostra onde queremos chegar. Esse é o objetivo a ser cumprido.

Assim fica muito mais fácil acompanhar nossa evolução, e aí, se a tentação do chocolate bater a sua porta, você observa seu peso, quanto tempo falta para atingir o objetivo e decide com muito mais segurança se pode ou não comer o chocolate.

Definir um objetivo em que você realmente acredita pode ser decisivo.

Também não adianta nada você definir perder 5kg em 2 meses se você não acredita que isso realmente irá te trazer algum tipo de benefício maior. Seja pela saúde, pela estética ou para entrar naquela roupa, encontre um motivo.

Para o controle financeiro é a mesma coisa. Defina objetivos e fique atento com as armadilhas no meio do caminho.

armadilhas controle financeiro wide Obstáculos do controle financeiro: não tenho disciplina

Como definir bons objetivos para o controle financeiro da minha empresa?

Objetivos são muito particulares. Dependem da situação em que a empresa se encontra, por isso antes de mais nada, é preciso saber como está a sua empresa agora.

Assim como no exemplo do emagrecimento, você precisa definir objetivos de acordo com o contexto atual. Identifique oportunidades de melhoria e comece por elas.

Vamos imaginar uma empresa que tem um problema: não sabe se gasta mais do que ganha.

Pode parecer um absurdo mas na pesquisa realizada pelo Granatum, menos da metade das empresas entrevistadas tinham esta informação.

Então, para começar devagar, vamos definir o objetivo “saber o total de receitas e despesas do primeiro semestre”.

Para alcançar este objetivo, teremos que registrar todas as movimentações financeiras da empresa, sem exceção. Não importa se será anotado no papel, na planilha ou no Granatum.

Neste exemplo temos que aprender a (ou ter disciplina para) anotar todos os valores que entram e saem do caixa da empresa.

O principal motivador é evitar que minha empresa gaste mais do que recebe.

As armadilhas da indisciplina no controle financeiro

O registro das entradas e saídas do caixa é uma das principais vítimas dessas armadilhas. Sempre existe algo “mais importante” (ou mais legal) a ser feito.

Não caia nessa armadilha!

O que pode ser mais importante do que saber se as contas da sua empresa estão fechando no final do mês?

Mantenha o foco no objetivo e siga em frente!

Os melhores resultados vem no longo prazo

O ponto mais sensível da disciplina é a espera por resultados.

Muitos não tem paciência de esperar ou simplesmente assumem que, por não ter o resultado financeiro imediatamente, não faz diferença ser disciplinado.

Você precisa ter paciência.

Defina um objetivo, resista as armadilhas e tenha paciência porque os resultados virão e serão melhores do que você pode imaginar!

Um grande abraço e até a próxima!


ebook banner 4 passos ciclo Obstáculos do controle financeiro: não tenho disciplina
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>