Todo empreendedor quer ver o seu negócio decolar e, assim, ganhar mais dinheiro. No meio do caminho, porém, é comum que a empresa passe por turbulências financeiras e, justamente nesta hora, em que é preciso ganhar mais dinheiro, as chances de perdê-lo aumentam.

Parece contraditório, mas não é. Temos conversado com muitos empreendedores e neste artigo separamos as 5 armadilhas mais comuns que você precisa evitar para não perder dinheiro na hora em que sua empresa mais precisa dele. Vamos lá!

5 tentacoes evitar 1200x630 post 5 tentações que você deve evitar ao tentar aumentar a lucratividade do seu negócio

Descuidar do controle financeiro

Esperar resultados milagrosos sem acompanhar os principais indicadores financeiros é o erro mais comum. Uma empresa que não usa ferramentas como o fluxo de caixa ou o controle das contas a pagar e receber, por exemplo, é como um avião sem radar.

Não saber os números faz com que o negócio perca competitividade e aumenta as chances de se gastar mais do que se ganha.

Portanto, aprenda a controlar seu fluxo de caixa de maneira eficiente e, se possível, invista em um software de gestão financeira para planejar melhor suas ações antes de executá-las. Nós recomendamos o Granatum Financeiro, um software online que te dá 7 dias para testar gratuitamente com a total ajuda de especialistas, se precisar.

Baixar os preços sem nenhum critério

Se você pensa que simplesmente baixar seus preços é uma ótima ideia para aumentar sua lucratividade, cuidado. Essa conta não é tão simples! Na tentativa de atropelar a concorrência com um bom preço, muitas empresas erram em não se preparar para suprir a demanda que será criada, prejudicando os prazos e a qualidade do serviço.

E se a estratégia não funcionar e você precisar subir os preços de novo? Os consumidores podem notar essa montanha russa de preços, perder a confiança na sua empresa, e não querer mais fechar negócios com ela.

Antes de baixar os preços, faça sempre faça um estudo prévio para saber o quanto deve cobrar, analise sua concorrência e prepare-se para atender bem os consumidores que forem atraídos pela promoção.

Se precipitar para ter retorno financeiro imediato

Em alguns negócios, o retorno sobre o investimento demora um pouco para acontecer. Se você não tiver paciência para esperar pode se sentir forçado a adotar uma estratégia de negócios errada, como aumentar os preços sem critérios ou diversificar os investimentos para conseguir novos clientes.

É claro que isso pode variar de acordo com o seu modelo de negócios, mas perceba que ao aumentar os preços sem considerar a concorrência, por exemplo, pode te fazer perder mercado e, consequentemente, dinheiro. Da mesma forma, investir para lançar novos produtos ou serviços pode te fazer perder o foco, diminuir a qualidade e perder clientes.

Como já falamos, a melhor maneira de saber quando o seu negócio trará o retorno esperado é observar os indicadores financeiros da empresa e para isso é imprescindível fazer o controle financeiro regularmente.

Gastar o dinheiro destinado a pagar benefícios

Todo final de ano, muitas empresas se desesperam em uma corrida para pagar o 13º dos funcionários. Isso também é comum na época de pagar o PLR ou mesmo quando um funcionário tira férias.

Se, no caso do 13º salário, você se organizar para poupar 1/12 do salário dos funcionários mensalmente, sua empresa terá fôlego para cumprir com as obrigações e evitará ter que vender bens ou pedir um empréstimo.

Por isso fuja da tentação de gastar o dinheiro destinado ao pagamento de benefícios sem planejamento. Se puder, guarde um dinheiro extra para o caso de demissões e eventualidades.

Demitir funcionários para reduzir os custos

Fuja da ideia de que demitir funcionários é uma boa estratégia para cortar despesas. Mesmo quando a situação aperta, essa medida tem que ser planejada com extremo cuidado.

Ao dispensar um funcionário, você deve levar em consideração que a sua capacidade produtiva irá diminuir, a qualidade do seu atendimento pode piorar e você terá que arcar com uma série de custos de recisão, que podem complicar ainda mais o seu caixa. Além disso, demissões sempre trazem um clima ruim para toda a equipe.

Se a situação financeira da empresa está ruim, seja transparente. Envolva os funcionários e crie condições para que eles te ajudem a sair da crise. Como eles vivem o dia-a-dia do negócio, podem ter ótimas ideias para aumentar as receitas e reduzir os custos.

Conclusão

Agora que você já sabe as tentações que precisa evitar, que tal baixar o nosso eBook com 4 passos para ter uma gestão financeira eficiente?


ebook banner 4 passos ciclo 5 tentações que você deve evitar ao tentar aumentar a lucratividade do seu negócio
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>