webinar controle granatum Introdução a gestão financeira

A gestão financeira tem como objetivo maximizar os resultados financeiros de uma empresa a partir do controle, análise e planejamento das suas movimentações financeiras.

A maneira de gerenciar as finanças de uma empresa pode variar de acordo com o tipo e o tamanho do negócio. Entretanto, podemos listar alguns objetivos comuns a gestão financeira de uma empresa:

1. Captar e aplicar recursos financeiros

Consiste em analisar e negociar a capitação dos recursos financeiros (investimentos, empréstimos, etc) necessários para o crescimento e bom funcionamento da empresa, bem como a utilização sensata dos recursos financeiros disponíveis.

2. Crédito e cobrança

Analisar e conceder créditos aos clientes (pagamentos a prazo, por exemplo) e administrar o recebimento dos créditos concedidos, a partir de um processo de cobrança.

3. Contabilidade

Registrar as operações realizadas pela empresa, apurando impostos e emitindo guias de recolhimento fiscal. Geração de relatórios contábeis da empresa, como, por exemplo, balancete, balanço patrimonial e DRE.

4. Análise e planejamento financeiro

Analisar os resultados financeiros, apurando lucro ou prejuízo, e identificando quais são os maiores custos e de onde estão vindo as principais receitas. Planejar as ações necessárias para obter resultados financeiros cada vez melhores.

5. Caixa

Efetuar os recebimentos e pagamentos, controlando o saldo disponível para as operações da empresa. Toda entrada e saída de dinheiro deve ser registrada.

6. Contas a receber

Controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo. A atividade de contas a receber está relacionada com a atividade de Crédito e Cobrança.

7. Contas a pagar

Controlar as contas a pagar relativas às contas a prazo, impostos e despesas operacionais. O agendamento de contas recorrentes (água, luz, telefone, aluguel, internet, honorários do contador, etc) auxilia na previsão de resultados financeiros.

Todas essas atividades da gestão financeira geram dados e informações para elaboração de relatórios financeiros, como controle de vendas, apuração dos resultados, fluxo de caixa e balanço gerencial.

Também podemos elencar alguns indicadores financeiros, que ajudam a acompanhar o desenvolvimento financeiro da empresa: lucro sobre vendas, rentabilidade do negócio, poder de pagamento, nível de endividamento, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

Eu sugiro você assistir a gravação do Webinar que está logo abaixo. Nele, o especialista financeiro do Granatum – Flavio Logullo – faz um detalhamento ainda maior sobre estes indicadores e mostra de forma prática como organizar, analisar e acompanhar o desenvolvimento financeiro do seu negócio.


webinar controle granatum Introdução a gestão financeira
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>