Antes de tudo, precisamos lembrar que uma escola particular além de ser uma instituição de ensino é também uma empresa. Não é atoa que vemos muitos gestores sobrecarregados e preocupados em lidar com a inadimplência.

post escolas1 Como reverter a inadimplência escolar

Segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) o índice de inadimplência nas escolas aumentou mais que o dobro nos últimos dois anos.

Existem dois fatores que te levam a este cenário de inadimplência:

Muitas famílias estão passando por problemas financeiros e por isso não tem conseguido manter o pagamento das mensalidades em dia.

A outra razão vem da própria gestão escolar. Pois, não possuem uma estratégia para lidar com a falta de comprometimento de pais e alunos com os pagamentos, não incentivam o pagamento antecipado e principalmente por não terem uma organização clara de todas as movimentações.

Para enfrentar estes vilões é importante estar com o foco totalmente voltado para gestão financeira. Somente com as informações corretas e organizadas, será possível tomar decisões certeiras para atingir resultados melhores.

Use uma simples fórmula e mude a história

Informações organizadas + Decisões + Planejamento = Resultados

Estes são os pontos que você precisa alinhar e deixar que os números apresentem se você está no caminho certo ou não.

Porém se você tiver que buscar estas informações espalhadas em diversos lugares, consultar várias anotações e planilhas, nada vai contribuir para que a gestão fique menos complicada.

Pensando nisso, quero te mostrar como um software financeiro pode facilitar a gestão da sua escola em três passos:

post escolas granatum Como reverter a inadimplência escolar

Organize-se

Com todas as informações no mesmo lugar, fica mais fácil identificar pontos de melhoria e não perder o controle de nada. Organize as movimentações separadas por área, por exemplo: administrativa, comercial, financeira e turmas.

Agora, imagine que dentro de cada área, você poderá criar mais ramificações e acompanhar os resultados separados e específicos. Com estes agrupamentos você conseguirá medir melhor as movimentações financeiras da sua escola, analisar o passado e planejar o futuro.

Para manter tudo bem estruturado, você terá um histórico financeiro de todas as relações com seus alunos e professores. Todos os dados pessoais, documentos e contratos anexos, comprovantes, o que tem para pagar e receber, tudo bem fácil de ser encontrado.

Automatize

Uma ação de grande valor para a redução da inadimplência escolar é o uso de automações de cobranças. Você consegue economizar tempo com a gestão de pagamentos e ainda lembrar o seu aluno da mensalidade, sem nenhum esforço.

Veja o que facilita para você:

  • As informações do aluno e cobranças são registradas apenas uma vez
  • O envio da cobrança é automático, todos os meses, pelo tempo que você definir
  • Seu aluno paga por boleto ou cartão, com segurança e facilidade
  • Você e seu aluno são lembrados no dia do vencimento
  • O sistema te avisa quando o aluno pagar e quando o dinheiro cair na conta
  • Você tem uma lista com todas as cobranças que não foram pagas
  • O fluxo de caixa é atualizado automaticamente

Consegue medir o tempo que você vai economizar automatizando esta lista de tarefas? Ter mais tempo para planejar melhorias é um presente, por isso, melhore os processos e facilite tudo que esteja conectado ao seu objetivo final.

Cresça

Todo planejamento deve ser feito embasado em números, isso não é novidade. Mas enxergar estes números de forma simples é o que faz a diferença. Por isso, o software precisa elaborar relatórios flexíveis e atualizados para você.

Ao fazer o planejamento anual, por exemplo, você deve se basear em um número X de matrículas, e sua sazonalidade durante o ano. Poderá analisar os números dos anos anteriores e fazer uma estimativa de quanto de receita se pode contar, bem como calcular as inadimplências.

Uma dica é se imaginar em três cenários diferentes: um com resultados acima da média, um com resultados muito abaixo do previsto e outro com o que poderia ser tomado como “normal”. Para cada um desses cenários, estipule metas. Um planejamento financeiro eficiente com acompanhamento de metas é valioso para dar direção nas ações da escola e verificar se ela tem desenvolvido.

Agora é com você!

Eu arriscaria dizer que somente por meio de um software financeiro seria possível afastar ou diminuir ao máximo a inadimplência escolar. Saber quais são os alunos que não pagam, o valor e o tempo que estão atrasados é de total importância para a gestão financeira ser mais eficiente.

A minha sugestão é o uso do Granatum, ele tem o foco no controle financeiro e é totalmente integrado com um sistema de pagamentos e gestão de mensalidades, o que torna a vida do gestor escolar mais simples. Portanto, se você deseja contar com os números a seu favor, driblar a inadimplência e facilitar a gestão, o Granatum é uma ótima aposta.

Se quiser saber um pouco mais, separei um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o software e como ele vai te ajudar na prática.

Baixe o material, envie suas dúvidas e comente sobre suas experiências. icon smile Como reverter a inadimplência escolar banner blog escolas1 Como reverter a inadimplência escolar

Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>