Uma das maiores dores de cabeça na gestão financeira de uma empresa é a dificuldade para receber dos clientes no prazo correto. Se eles atrasam, o fluxo de caixa fica comprometido e pode até faltar dinheiro para pagar as contas.

Quando a relação é informal, situação comum para quem presta serviços, fica ainda mais difícil lidar com as contas a receber. Se a relação comercial não está clara, perdem-se prazos, valores e a credibilidade entre as partes.

Por isso, separamos 5 passos essenciais para evitar a inadimplência e receber dos seus clientes dentro do prazo correto.

dor de cabeca blog  Inadimplência: 5 passos essenciais para receber dentro do prazo

Seja transparente

Deixe claro para o seu cliente as condições da negociação: o valor total cobrado, as formas e os prazos de pagamento, se é a vista ou parcelado e, especialmente, as consequências caso o seu cliente não pague na data correta. Elas podem ser multas, juros ou mesmo a interrupção do serviço, por exemplo.

Lembre o seu cliente de pagar

Muitos clientes simplesmente esquecem a data de pagamento. Envie um lembrete para o seu cliente pelo menos um dia antes do vencimento para lembrá-lo do compromisso que foi assumido. Neste momento, mantenha o tom amigável e vá direto ao ponto. Se possível, automatize este processo e economize tempo com a gestão de recebimentos.

Facilite o pagamento

Ofereça diferentes formas de pagamento para o seu cliente. Prefira receber por boletos ou cartões, se possível. Apesar de você pagar uma taxa por isso, a operadora financeira garantirá o recebimento do dinheiro. Se você não tem acesso a uma máquina de cartão ou não possui uma carteira de cobrança em seu banco, você pode usar um sistema de pagamentos online, como o Granatum Pagamentos.

Tome cuidado com pagamentos em cheque. Na hora de descontá-los, pode descobrir que a conta do cliente não tem fundos, o que aumenta as suas chances de não receber o dinheiro.

Conheça o histórico

Mantenha um controle financeiro atualizado para analisar o histórico de clientes e identificar aqueles que oferecem maior risco de não te pagar. Se um cliente costuma pagar com atraso, é muito provável que irá atrasar novamente.

Mesmo que você decida fazer uma venda para um cliente com histórico problemático, tente oferecer condições de pagamento menos flexíveis. Vale também consultar o CPF ou CNPJ do cliente em órgãos como o SPC ou Serasa, o que pode te dar proteção extra.

Preste atenção na sazonalidade

Existem épocas do ano nas quais seus clientes podem estar com as contas mais apertadas. Os três primeiros meses do ano são os que apresentam um maior índice de inadimplência. Portanto, fique atento e evite oferecer crédito facilitado nesta época. Você pode também identificar diferentes sazonalidades no seu negócio por meio do seu controle financeiro, analisando os meses em que teve mais dificuldade em receber.

Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar. Aplicando essas dicas, você aumenta a chance de alavancar os seus negócios. Afinal, não há nada melhor do receber dos seus clientes em dia!

E para terminar, sugerimos que você assista a gravação do Webinar sobre Contas a Receber. Nele, o especialista financeiro do Granatum – Flavio Logullo – vai mais a fundo no assunto e compartilha diversas dicas para combater a inadimplência e receber dentro do prazo.

Um abraço e até a próxima.

Bons negócios!


banner webinar contas a receber granatum  Inadimplência: 5 passos essenciais para receber dentro do prazo
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Um comentário para “Inadimplência: 5 passos essenciais para receber dentro do prazo”

  1. Denis Leão

    Olá, Granatum!

    Maravilhoso para montar instrumentais de gestão para os empreendimentos.

    Abraços fraternos,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>