banner blog ebook agenciaso 800x213 Como fazer a gestão financeira em agências

 

Quem não gosta de discutir grandes ideias, ganhar aquela tão sonhada concorrência ou ver um montante de receitas recorrentes entrando no caixa da agência? É como se o sonho de ter a sua própria empresa estivesse tomando forma e conquistando cada vez mais o seu pedaço no mercado.

Mas cuidado, é preciso muita cautela e pés no chão para não ser mais um número no meio de tantas empresas que morrem nos primeiros anos. A parte triste é saber que o principal motivo disso é a falta de gestão financeira em agências. 

Pode parecer óbvio para quem administra uma agência dedicar um tempo para o controle e indicadores financeiros, mas o que acontece na prática é bem diferente. Na correria do dia a dia, muitas tarefas ligadas à gestão financeira são deixadas de lado e é muito comum ver essa área sendo pilotada no automático ou por pessoas que não possuem tanta afinidade com o assunto.

Parece familiar? Então, continue lendo este post e confira como deve funcionar o financeiro da sua agência.

gestão financeira em agencias 800x373 Como fazer a gestão financeira em agências

Entenda o fluxo financeiro

O primeiro passo é você entender como funciona o fluxo financeiro de uma empresa. Uma agência, mesmo com suas peculiaridades, nasce como qualquer empresa: sem dinheiro e cheia de gastos. Os sócios investem para fazer a operação rodar e trabalham duro para conquistar novas contas, o dinheiro que entra para o caixa pode ser reinvestido ou volta para pagar o investimento dos sócios. Vai depender da sua estratégia icon wink Como fazer a gestão financeira em agências

O mais importante é tentar manter o fluxo de entrega de serviços o mais eficiente possível com uma carteira de clientes diversificada. Afinal, uma conta pode sair da agência quando menos se espera, por isso esteja preparado para testes momentos.

Registre todas as movimentações financeiras

Um bom registro financeiro contará a história da sua agência e trará respostas para suas perguntas. Por exemplo, você sabe qual foi a margem de lucro do seu último projeto? Sabe quanto cada funcionário custa para a empresa? Sabe o valor total de seus gastos fixos?

A resposta para estas perguntas somente podem ser encontradas se você realizar com muita disciplina o registro das movimentações financeiras no momento em que elas acontecem.

O melhor é que você pode fazer fazer este controle utilizando os centros de custos para controlar separadamente cada projeto, cliente ou campanha. Isso ajuda você a ter um eficiente controle do Fluxo de caixa e saber exatamente de onde vem sua maior fonte de gastos e ganhos.

Planeje!

Fazer o Planejamento Financeiro é imaginar como a agência vai sair do ponto A e chegar no ponto B, que é onde está o seu objetivo. Este caminho é percorrido com muita análise de informações, tomadas de decisões e definição de ações práticas.

Para definir boas ações é importante você se questionar agora sobre duas perguntas: Como está e como estará o meu fluxo de caixa? Você até pode olhar para o passado e aprender com ele, mas o ideal é você tomar atitudes agora que podem impactar no futuro.

Portanto, organize o presente, planeje o futuro e aprenda com o passado. Nessa ordem icon smile Como fazer a gestão financeira em agências

O ponto mais importante do planejamento é fazer a previsão das movimentações financeiras, principalmente os gastos. Assim, você sabe quanto precisa receber e pode se preparar antes mesmo de algum problema surgir.

Foco na receita recorrente

Você já se perguntou qual a fórmula mágica para garantir uma previsibilidade de receita no fluxo de caixa? Pois é, ela não existe. Mas trabalhar com o recebimento de pagamentos recorrentes com certeza ajuda a manter a saúde financeira e a escalar os resultados da agência.

Felizmente este é o formato mais comum quando o assunto é a oferta de serviços de Marketing Digital.

Quando você sabe quanto vai receber nos próximos meses, é muito mais fácil para se organizar e tomar as melhores decisões sobre os investimentos. Poderá pensar em novas contratações, investir em aprendizado da equipe ou até mesmo mudar o ambiente da agência para ficar mais leve, divertido e criativo.

Tire a gestão financeira da sua agência do piloto automático e comece a construir uma história totalmente diferente. Queremos que você fique no controle da situação e por isso, em parceria com a Resultados Digitais criamos o E-book: Gestão financeira para agências, que você pode baixar logo abaixo.

Esperamos que aproveite!

banner blog ebook agenciaso 800x213 Como fazer a gestão financeira em agências
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>