O Diagnóstico Granatum é uma ferramenta útil para qualquer empreendedor que queira saber como está se saindo na gestão financeira da sua empresa. Essa ferramenta está disponível no nosso site e pode ser utilizada sem a necessidade de qualquer cadastro.

diagnostico modal blog Empreendedores não sabem fazer uma boa gestão financeira

Nós analisamos os resultados de diagnósticos feitos no último ano por mais de 1000 empreendedores. Esses resultados não são nada animadores.

O primeiro resultado que mais chamou atenção foi o da pergunta “Você separa suas finanças pessoas das finanças da sua empresa?”. Quase a metade (41%) dos empreendedores não separam as finanças pessoais das finanças da empresa, e apenas 26% separam as contas bancárias (entretanto, acabam fazendo retiradas indevidas, misturando o dinheiro pessoal com o da empresa). Esse é um fato alarmante, pois representa uma falta de controle financeiro importante e torna muito difícil saber como a empresa está se saindo. Esses números mostram também que o próprio empreendedor não faz um boa gestão das suas finanças pessoais.

Uma outra pergunta que também trouxe um resultado assustador foi: “Você conhece o valor total das receitas obtidas com a venda de produtos e serviços?”. Um terço dos empresários (34%) responderam que não sabem quais foram as receitas obtidas e 23% responderam que sabem apenas do último mês. Se uma empresa é criada com o objetivo primário de dar lucro, saber qual é a receita diária, semanal e mensal é uma das coisas mais importantes a serem feitas.

Ainda relacionada com a questão anterior, temos a seguinte pergunta: “Você acompanha os resultados (lucro ou prejuízo) da sua empresa?”. Parece uma pergunta desnecessária, mas 40% dos empreendedores não acompanham os resultados das suas empresas e 22% acompanham apenas do último mês. Também perguntamos “Você sabe quais são as despesas da sua empresa?” e 32% dos empresários responderam que não sabem quais são as despesas das suas empresas, e 21% sabem apenas o total de despesas do último mês.

Para finalizar, perguntamos aos empreendedores: “Você faz o planejamento financeiro da sua empresa?” Incríveis 51% responderam que não fazem qualquer planejamento financeiro e 35% fazem o planejamento financeiro apenas do próximo mês.

O Diagnóstico Granatum mostra uma situação muito preocupante: os empreendedores não sabem como fazer um boa gestão financeira do seu negócio. Atividades financeiras básicas e tarefas simples de controle são ignoradas pela a maioria das empresas.

O Granatum, além de oferecer uma ferramenta online de controle financeiro para micro e pequenas empresas, também oferece um método para ajudar empreendedores com a gestão financeira. Conheça o Ciclo Financeiro Granatum, execute com disciplina cada uma das suas etapas e faça regularmente o Diagnóstico Granatum para acompanhar o desenvolvimento da gestão financeira da sua empresa.


ebook banner 4 passos ciclo Empreendedores não sabem fazer uma boa gestão financeira
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

4 comentários para “Empreendedores não sabem fazer uma boa gestão financeira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>