A inadimplência é um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar. Isso porque o calote influencia diretamente no fluxo de caixa, podendo, inclusive, comprometer o futuro do negócio. Quando a inadimplência é alta e constante, é necessário adotar algumas medidas a fim de evitar que o problema se estenda por mais tempo.

Geralmente, nos primeiros meses do ano, com a grande quantidade de impostos a pagar, somada às despesas feitas no período do Natal, festas de fim de ano e viagens de férias, as pessoas acabam contraindo dívidas, correndo o risco de não conseguir pagar tudo em dia.

E quando nosso cliente não paga, nosso capital de giro fica comprometido, fazendo com que também tenhamos problemas para quitar as obrigações com nossos fornecedores.Temos um post que explica como gerenciar o Capital de Giro na sua empresa.

Para evitar que este problema chegue até você e comprometa o caixa da sua empresa, separamos algumas dicas para você começar a reverter a inadimplência no seu negócio. no início do próximo ano. Veja!

como reverter inadimplencia 1200x630 post Como reverter a inadimplência dos seus clientes

Consulte os órgãos de proteção ao crédito

Contar com informações sobre o cliente já é meio caminho andado para saber se o pagamento será efetuado no prazo estabelecido. Consulte sempre órgãos como o SPC e Serasa. Se houver restrição, o ideal é que a venda seja realizada somente à vista. Caso o cliente não aceite essa forma de pagamento, procure outra forma de negociação onde não haja um excesso de facilidades no pagamento.

Mantenha um histórico de compra dos seus clientes para identificar os maus pagadores e poder adotar medidas para evitar novos problemas.

Crie métodos de cobrança, antes mesmo do vencimento

A inadimplência nem sempre acontece porque o cliente quer dar o calote. Afinal, quem nunca se esqueceu da data de vencimento de um boleto? Sendo assim, é interessante contar com um sistema de cobrança antes mesmo do vencimento da fatura, como um alerta para o cliente, lembrando-o do prazo para os pagamentos à sua empresa.

A cobrança pode ser feita por meio de um e-mail, carta ou até telefonema. O que for mais viável para o seu negócio. Porém, lembre-se de fazê-lo de maneira sutil, mostrando que a intenção é facilitar a vida de seu cliente. Cobrar e conseguir manter o cliente não é nada fácil, mas também não é impossível!

Seja transparente quanto as condições de pagamento

É importante esclarecer junto à sua equipe de vendas quais serão os descontos máximos praticados nessa época do ano e quais condições de pagamento serão permitidas. É claro que, eventualmente, pode ser feita uma exceção, mas caberá ao proprietário dizer quem pode ou não ser beneficiado com um desconto ou parcelamento maior que o limite.

Ser transparente com o cliente também é crucial, sobretudo no que diz respeito à cobrança de juros e multas. Afinal, nada mais aborrecedor para o consumidor e negativo para a imagem do negócio do que o cliente sentir-se enganado!

Tome algumas medidas para receber

Se, mesmo após tomar todas as medidas preventivas citadas acima, ocorrerem casos de inadimplência no seu negócio, é hora de partir para estratégias de cobrança mais diretas.

A primeira forma é através de uma conversa amigável, negociando, inclusive o pagamento em parcelas suportáveis pelo devedor, mas sem se esquecer das multas e juros.

Caso esta técnica não dê resultado, infelizmente será necessário entrar com uma ação judicial, com toda a dor de cabeça que isto proporciona.

Uma forma mais simples, mas também mais custosa, é contratar uma empresa especializada em cobrança e arcar com 10% a 20% de comissão sobre o valor recebido.

Lembre-se: muito cuidado para não utilizar técnicas de ameaça, coação, constrangimento ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor a ridículo. Fazer o devedor passar vergonha é crime.

Pronto para prevenir a inadimplência em 2015? Que outras estratégias você usa para reverter esse problema no seu negócio? Compartilhe com a gente nos comentários!


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