Uma das principais tarefas da rotina do empreendedor é receber dinheiro dos seus clientes. Nessa hora, oferecer meios de pagamento digitais pode ser um passo essencial para evitar a inadimplência.

O boleto bancário é uma excelente alternativa, além de ser fácil de emitir, é simples de pagar, facilitando tanto para o cliente, quanto para o empreendedor.

No mercado você encontra algumas opções para emissão destes boletos, que pode ser feita no banco ou por intermediação de um software.

post boleto granatum2 Como receber dos seus clientes usando boleto bancário

Até um tempo atrás você encontrava no mercado os boletos com e sem registro. Mas em 2017 isso começou a mudar, por determinação do Banco Central todos os boletos passaram a ser registrados.

Os boletos registrados oferecem maior segurança tanto ao cedente quanto ao pagador pois as informações ficam registradas no sistema do Banco Central e qualquer modificação feita no boleto pode ser rastreada. Isso significa redução no número de fraudes contra empresas e consumidores.

 

Benefícios dos boletos registrados

Emissor

  • Redução das fraudes de emissão de boletos;

  • Redução das inconsistências nos pagamentos;

  • Eliminação dos erros de cálculos de multas e de encargos por atraso;

  • Fim da necessidade da emissão da 2ª via do boleto.

Pagador

  • Poderá efetuar o pagamento da fatura via DDA

  • Possibilidade de pagamento de boleto vencido em qualquer canal de recebimento do Banco;

  • Ainda mais segurança no pagamento, com duplo controle contra as fraudes;

  • Redução de inconsistências de pagamento e pagamento em duplicidade;

  • Fim da necessidade da emissão da 2ª via do boleto para pagamento.

Como emitir os boletos bancários

Agora que você já conhece os principais benefícios dos boletos com registro veja como é fácil emiti-los! Vou apresentar algumas opções:

Vá até o Banco!

Caso você não abra mão da carteira bancária, a escolha ideal é procurar o gerente do seu banco e solicitar uma carteira de cobrança vinculada à sua conta corrente. Você pagará algumas taxas ao banco para utilizar este serviço. Uma dica é colocar na ponta do lápis todos os custos envolvidos. Se você está começando sua empresa e está em dúvida sobre abrir ou não uma conta jurídica, lembre-se: a primeira regra de ouro da gestão financeira é separar as contas pessoais das empresariais.

Seja independente: procure uma ferramenta!

A internet oferece uma gama de ferramentas que podem te ajudar na emissão de boletos, a maioria delas, sem a burocracia e as taxas exigidas pelos bancos. Você deve procurar a ferramenta que melhor atende seu negócio, pensando em alguns pontos:

  • Custo da ferramenta x funcionalidades disponíveis

  • Dias úteis e regras para o repasse do valor

  • Auxílio em caso de dúvidas e problemas

  • Segurança e tempo de atuação no mercado

  • Valor da taxa

Levando em consideração estes requisitos, com certeza você vai encontrar uma ferramenta que te ajude a emitir boletos bancários com segurança e praticidade.

Além de receber de forma simples, assuma o controle!

Algumas ferramentas oferecem funcionalidades que vão além da emissão dos boletos bancários, e te ajudam a realmente controlar seus recebimentos, de forma simples e inteligente. Um bom exemplo é o Granatum.

O Granatum Financeiro é um software de controle financeiro online. Como evitar inadimplência tem tudo a ver com manter seu controle financeiro em dia, ele possibilita que você gere boletos para cobrar seus clientes dentro do próprio sistema. Você pode emitir boletos pelo Granatum, tanto como pessoa física, quanto como pessoa jurídica. A facilidade de emitir seus boletos por um software é que você consegue:

  • Notificações automáticas de cobranças

  • Monitorar seus clientes em atraso

  • Informações integradas com o financeiro

  • Envio de cobranças recorrentes

  • Agilidade, profissionalismo e segurança nas emissões

Start!

Depois de conhecer todas as possibilidades para geração de boletos bancários, você já conseguiu definir qual a melhor para a sua empresa? Para não ter dúvidas, converse com pessoas da sua confiança e que já utilizam esta alternativa, e realize alguns testes.

O Granatum Financeiro possibilita que você realize 7 dias de teste gratuitos, tendo acesso a todas as funcionalidades do software.

Independente da opção escolhida, se ligue nessa dica: toda vez que o cliente paga o boleto, o dinheiro leva um tempo até ser efetivamente compensado em sua conta corrente. Antes de entregar o produto ou começar o serviço, é importante conferir se o pagamento realmente foi realizado conforme o combinado!

Depois que começar a emitir boletos bancários, não se esqueça de nos contar como está sendo esta experiência!!

Um abraço e até a próxima!


banner granatum pagamentos Como receber dos seus clientes usando boleto bancário
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

8 comentários para “Como receber dos seus clientes usando boleto bancário”

    • Tiago da Costa

      Obrigado, João Vitor!

      Se quiser receber nossas dicas por e-mail, basta se cadastrar na barra cinza lá no topo, onde está escrito: Receber dicas grátis por e-mail.

      Um abraço!

      Responder
  1. Valquiria Souza

    Parabéns por esse blog, estou começando meu primeiro négocio, para ter um controle maior antes de iniciar estou fazendo meu plano de négocio e seu blog tem ajudado muito.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>