Criar uma empresa no Brasil é relativamente fácil, apesar de toda a burocracia. Porém, uma pesquisa recente do IBGE mostrou que praticamente metade dessas empresas fecha as portas antes de completar três anos – principalmente as micro e pequenas. Por que será?

start controle financeiro wide Aperte agora o botão start da gestão financeira

O que leva uma pequena empresa a falir?

São muitos os motivos que levam uma empresa a falir. Os principais vão desde a falta de planejamento (na definição de produto, público-alvo e fornecedores) até a má gestão financeira. Ou seja, uma boa gestão pode não ser a garantia de que o negócio vai dar certo – mas com certeza a falta dela é fator para que tudo dê errado.

Uma empresa sem gestão financeira está sempre em dúvida sobre o próximo passo a seguir.

  • Será que tivemos lucro no último mês?
  • Quanto?
  • Quais são as maiores despesas?
  • Que produto ou serviço está vendendo mais?
  • Vou conseguir pagar os fornecedores em dia?
  • Temos capital de giro para segurar as pontas?
  • Quanto vamos receber dos clientes que compram parcelado?

Não ter as respostas para essas perguntas sempre à mão pode deixar você congelado, paralisado diante das decisões que toda empresa precisa tomar no dia a dia. Quer ganhar confiança no seu negócio e dar o primeiro passo rumo ao sucesso? Então…

Comece a controlar!

A primeira atitude que você precisa tomar é ter controle da situação. E como você faz isso? Criando um hábito. Isso mesmo: inclua na agenda, coloque lembretes para não esquecer e vá disciplinando a rotina até que o ato de anotar cada gasto e cada receita se torne tão natural quanto desligar as luzes do escritório ao sair.

Muitos empresários dizem que não controlam as finanças porque dá trabalho, porque é difícil ou porque não sabe como fazer. Bem, trabalho até dá. Mas é melhor ter trabalho para garantir que o lucro da sua empresa fique com você ou ter trabalho depois para recuperar prejuízos? Bem, nem precisa responder essa…

start controle financeiro quote Aperte agora o botão start da gestão financeira

Quanto a ser difícil, a gente concorda – em partes. Por que depois que a rotina for criada, fica fácil, fácil. Só é complicado no começo, enquanto é novidade. Já a desculpa  de não saber como fazer, ao terminar essa leitura, você pode deixar para trás.

Como fazer?

Anote com caneta no papel, na planilha ou um software específico todas as suas previsões, principalmente:

  • As contas a pagar;
  • As contas que foram pagas com cartão de crédito ou cheque;
  • As contas a receber (assinaturas do serviço, mensalidades, carnês ou pagamentos parcelados).

O ideal é fazer isso todos os dias ou assim que o gasto ou a receita ocorrer. Pode ser que essa atividade não faça com que você ganhe mais dinheiro. Mas certamente vai ajudar a gastar melhor! E ainda, a prever possíveis problemas. Só assim sua empresa vai fazer parte das 50% bem-sucedidas – e você vai ficar longe da lista de empresas que nadam, nadam… E nada.

Quer saber mais sobre a importância do controle financeiro ou conhecer melhor os próximos passos para uma boa gestão? Compartilhe sua dúvida nos comentários!


ebook banner 4 passos ciclo Aperte agora o botão start da gestão financeira
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>