banner webinar granatum planejamento 5 dicas para o planejamento financeiro da sua empresa

Que empreendedor não gostaria de ver sua empresa trazendo resultados financeiros cada vez melhores? Mas não basta trabalhar muito e torcer para que os resultados venham: é preciso fazer um planejamento financeiro eficiente, que realmente ajude o seu negócio a crescer.

Planejar as finanças pode ser algo bem menos complicado e sair mais barato do que você imagina, bastando um pouco de disciplina e atenção. Veja algumas dicas para facilitar o planejamento financeiro de sua empresa:

5 dicas planejamento 1200x630 post 5 dicas para o planejamento financeiro da sua empresa

Comece a fazer o planejamento financeiro o quanto antes

Geralmente os empreendedores deixam para pensar em fazer um planejamento financeiro quando começa o ano. Isto já é um grande passo, pois é o momento em que a ficha cai: é preciso planejar as finanças. O ideal, contudo é começá-lo por volta de setembro, para que no início do novo ano você já esteja preparado.

O primeiro passo do planejamento financeiro é fazer um orçamento anual. Não fez o orçamento ainda? Não se desespere, mas comece o quanto antes! Comece fazendo uma estimativa do quanto irá receber e gastar, com base no seu histórico. Seja realista e sempre dê preferência para um cenário mais pessimista. Afinal de contas, ter um negócio é estar cercado de incertezas.

Veja como fazer um orçamento e outras dicas no nosso post sobre como organizar e planejar suas finanças.

Considere a ajuda de um consultor

Vários aspectos no campo das finanças merecem atenção especial, especialmente quando se está começando o negócio. Mesmo se você já for um empreendedor experiente terá que pensar na organização do fluxo de caixa, na necessidade do capital de giro, os processos das contas a pagar e a receber, entre outros. Tudo isso influencia na sua capacidade de fazer o planejamento financeiro.

Se você percebe que essas coisas estão bagunçadas em sua empresa, pode ser interessante contar com o auxílio direto de um consultor financeiro. Esse profissional passará ao gestor orientações financeiras que levam em conta as características individuais do negócio, traçando também planos certeiros de investimentos.

Registre e acompanhe regularmente as operações financeiras

Mesmo que você não contrate um consultor, algumas ações básicas já podem te ajudar a não cair nos principais erros da gestão financeira e a preparar o terreno para um bom planejamento financeiro.

Organizar um método de registro das contas a pagar e das contas a receber na empresa é super importante para se ter pleno controle do seu capital e poder analisar sua saúde financeira. Mas não basta registrar: é preciso monitorar cada lançamento para perceber como as finanças estão caminhando.

Com esta estrutura você será capaz de fazer projeções das entradas e saídas de recursos da empresa com muito mais precisão, além de entender como suas finanças vêm progredindo com o passar dos meses.

Veja mais: 

5 dicas para manter as contas a pagar em ordem na sua empresa 

5 dicas para cuidar das contas a receber dos seus clientes 

Corte os gastos supérfluos

Diminuir ou extinguir de vez aqueles gastos desnecessários ou pouco úteis é uma iniciativa que poderá render ótimos frutos no futuro. Ainda que algumas coisas possam parecer essenciais, sempre é possível reduzir gastos ao fazer o planejamento financeiro.

Falando nisso, já postamos aqui no blog sobre a diferença entre Custos, Despesas e Perdas. Entender isso é importante para analisar o que realmente pode ser cortado. Além de aumentar os lucros da empresa, você terá foco no que é essencial, facilitando o controle financeiro com aquilo que é realmente importante para o negócio.

Utilize um software online

No nosso artigo sobre como um software financeiro pode mudar o seu trabalho, falamos sobre a diferença que um bom sistema de controle financeiro pode fazer para controlar o seu fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, ver relatórios e gráficos de resultados financeiros, além de poder emitir, se quiser, boletos bancários para suas vendas.

Com o planejamento financeiro não é diferente. Com um bom sistema de controle financeiro você tem acesso fácil ao seu histórico de gastos e ganhos. Isso te ajudará a usar o passado para planejar o futuro com muito mais embasamento. Para um bom planejamento nós recomendamos o Granatum Financeiro.

Portanto, não perca tempo deixando os dados da sua empresa soltos ou sem controle: coloque tudo registrado e monitorado, implementando uma nova mentalidade na cultura da empresa, se possível desde o seu nascimento.

Como você tem verificado as finanças de seu empreendimento? Compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente nos comentários!


banner webinar granatum planejamento 5 dicas para o planejamento financeiro da sua empresa
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>