O controle de contas a receber é um dos fatores mais importantes quando falamos sobre gestão financeira. O atraso destes recebimentos pode fazer com que o dinheiro entre mais tarde do que o esperado. E sem dinheiro, sabemos que será mais difícil honrar as contas a pagar que sua empresa já assumiu.

Esta situação, que já não é nada saudável para o fluxo de caixa, torna-se ainda mais complexa quando falamos de recebimento de mensalidades, ou seja, de pagamentos recorrentes.

Ao mesmo tempo que é ótimo receber por um longo prazo por meio de mensalidades, refletindo em um fluxo de caixa estável, os desafios que aparecem na gestão de cobranças e inadimplência são enormes.

Por isso, se sua empresa recebe por meio de pagamentos recorrentes, confira as cinco dicas preparadas pelo Granatum para te ajudar com o controle.

pagamentos recorrentes granatum2 5 dicas para controlar o recebimento de pagamentos recorrentes

5 dicas para controlar o recebimento de pagamentos recorrentes

Seja organizado, sempre!

Tenha o total conhecimento sobre as datas de vencimento de suas cobranças, os clientes que estão em atraso, quanto tempo poderá esperar por estes pagamentos e por qual meio seus clientes pagarão. Ter estes dados em mãos, vai te ajudar a conhecer melhor o comportamento e perfil dos seus clientes.

Contudo, atrasos sempre acontecem e é preciso dar uma atenção especial ao método utilizado para cobrar seus clientes inadimplentes. Estabeleça uma rotina para o envio de lembretes e, se possível, procure automatizá-los para que você ganhe mais agilidade no dia-a-dia.

Não tenha medo de cobrar

Se você cumpre com o que estava previsto em uma negociação é seu direito receber, não é mesmo?
Muitos empreendedores têm medo de perder seus clientes em caso de cobrança das faturas atrasadas.
No entanto, é muito comum que os clientes apenas se esqueçam da data de vencimento. Nesse caso, enviar notificações próximo desta data já é o suficiente para que ele se lembre do compromisso.

Mas caso aconteçam insatisfações e reclamações no caminho, vale a pena refletir se realmente deseja manter este cliente, porque é comum o comportamento se repetir.

Estimule o pagamento antecipado

Para aqueles clientes que tem o costume de pagar em dia ou até mesmo antes do vencimento, ofereça vantagens e o mantenha mais próximo à sua empresa.
Antecipar os recebimentos é, com certeza, a melhor opção. Você poderá contar com esse dinheiro no caixa antes do previsto e, ao mesmo tempo, aplicar uma boa estratégia de fidelização de clientes.

Fique de olho no Fluxo de caixa

Agora que você sabe como é importante conhecer o comportamento dos seus clientes, você poderá calcular a taxa de inadimplência. Ter essa informação ajuda diretamente na projeção do fluxo de caixa, sem superestimar as contas a receber.
É muito importante não contar com as coisas antes que elas realmente aconteçam. Ou seja, não gaste se ainda não tiver recebido.
A harmonia e o planejamento entre as datas de receber e pagar é o segredo para que mais compromissos sejam cumpridos.

Analisando o fluxo de caixa com frequência você vai perceber como a inadimplência pode impactar no futuro do seu negócio e se preparar para isso.

O ideal seria o uso de um software financeiro que tivesse integrado o controle de contas a receber com a emissão de cobranças recorrentes, o que ajuda, de certa forma, a manter a saúde do fluxo de caixa.

Descomplique!

A maior dificuldade de uma empresa que recebe por meio pagamentos recorrentes, é conseguir concentrar toda a operação financeira em apenas uma ferramenta.
Geralmente são muitas: uma para emitir boletos, outra para controlar o financeiro, uma para enviar notificações de cobranças, outra para verificar os recebimentos, sem contar as planilhas que acabam servindo de apoio na gestão.

Se falamos de organização, de enviar cobranças, de analisar o fluxo de caixa, de ações para diminuir a inadimplência, nada faz sentido se não houver uma indicação de uma ferramenta que você tenha tudo isso integrado. O Granatum Financeiro, software online, é uma delas.

No Granatum, existe uma solução prática para controlar o recebimento de pagamentos recorrentes, tudo de forma automática e integrado ao seu financeiro.
Sabe todo o trabalho de enviar vários boletos para o mesmo cliente, verificar se ele pagou ou não, cobrar e dar baixa no pagamento? O Granatum faz para você.

Contar com uma ferramenta completa para te ajudar no dia-a-dia é a melhor forma de levar a gestão financeira da sua empresa a um próximo nível.

E você, como faz o controle do recebimento de suas mensalidades? Compartilhe com a gente nos comentários.

banner fluxo caixa 728x90 5 dicas para controlar o recebimento de pagamentos recorrentes

 

Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>