Toda dívida nasce do mesmo jeito: alguém que deveria ser pago em uma determinada data e por algum motivo não é.

Quando uma empresa vende um produto ou serviço, normalmente existe o envolvimento dos seus fornecedores, funcionários, credores (quem te empresta o dinheiro) e até do governo. Sua empresa precisa pagar cada um deles, e só depois usar o dinheiro.

Para entendermos melhor, veja abaixo, a quem pertence cada parte do dinheiro recebido pela venda dos seus produtos ou serviços.

imagem evitar despesa 4 dicas para evitar as dívidas na sua empresa

Quem cuida do dinheiro na empresa, deve ter que se acostumar com o fato de operar grandes quantias de dinheiro mas não deve se enganar. O dinheiro recebido pelas vendas ainda não é o dinheiro que pode ser considerado o lucro da sua empresa.

Um erro muito comum nas empresas é a falsa sensação de lucro ao olhar o valor total das vendas. Muitas ficam empolgadas com os valores e gastam o dinheiro que já está comprometido. E aí, quando chega o dia de pagar os funcionários, fornecedores, empréstimos e impostos fazem uma confusão danada.

Veja a seguir algumas dicas para evitar as dívidas na empresa.

1. Cobre certo dos clientes

Sua empresa tem que saber quanto cobrar por seus produtos ou serviços. Como vimos aqui no blog, o preço de venda deve ser suficiente para cobrir os custos, as despesas e ainda garantir o lucro para a sua empresa.

Vender por um valor abaixo do preço de custo só deve fazer parte da estratégia da sua empresa se isso for muito bem planejado.

Você deverá ter reservas para pagar o prejuízo do período em que essas vendas forem feitas, caso contrário, nem pense nisso!

2. Cuide do Fluxo de Caixa

Invista no controle do Fluxo de Caixa da sua empresa. Mantenha-o atualizado, faça projeções e veja com antecedência quais serão os resultados financeiros da sua empresa.

Faça do fluxo de caixa o seu braço direito para a tomada de decisões do dia-a-dia. Ele poderá te ajudar a responder perguntas como: “Conseguirei pagar minhas contas?”, “Posso vender mais a prazo?”, “Terei dinheiro para investir?”, e assim, antecipar períodos de dificuldades.

Antecipar os problemas dará tempo para você pensar na melhor solução.

3. Saiba qual a necessidade de Capital de Giro

Como vimos no artigo sobre como gerenciar o Capital de Giro, é preciso ficar atento para não ficar sem dinheiro para pagar as contas no período em que sua empresa vendeu a prazo. É assim que nascem as dívidas em muitas empresa.

Vender a prazo pode ser uma estratégia para a sua empresa mas, é preciso planejar o quanto de dinheiro será preciso ter no caixa para evitar pagar multas e juros.

4. Não faça retiradas se sua empresa não tiver lucro

Muitos dos problemas nas empresas acontecem porque os sócios não sabem o momento certo de colocar a mão no dinheiro. Isso é um perigo!

A empresa precisa definir um pró-labore para cada sócio e antes de fazer uma divisão do resto do dinheiro, é preciso saber se houve lucro ou prejuízo.

Espero que este artigo tenha sido útil. Envie seus comentários e compartilhe para ajudar a criar um blog cada vez melhor.

Um grande abraço e até a próxima.


ebook banner 4 passos ciclo 4 dicas para evitar as dívidas na sua empresa
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

5 comentários para “4 dicas para evitar as dívidas na sua empresa”

  1. silvana lindoso

    gostei das dicas, estou me estruturando para montar a minha empresa , por isso estou estudando todos os pós e contras.

    Responder
  2. Maurício Braz - Corretor de Imóveis

    Não tenho o que cometar, em função das explanações terem sido bastante explicativo. Portanto, nada poderá ser acrescentado a não ser parabenizá-los pelo artigo em voga.
    Belíssimo trabalho. Muito obrigado.
    Cordialmente,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>